Fict-Essays, ou ensaios fictícios, são contos que se apoiam na viagem intelectual do principal personagem. Utilizam noções teóricas e conceitos fictícios de determinados campos de saber. A obra é marcada por humor de conotações irônicas e alegóricas em diferentes graus e incita à reflexão sobre temas contemporâneos. 

 

Personagens variados protagonizam estórias as mais diversas e divertidas, desde o arqueólogo que planeja recapacitar geneticamente a humanidade para resistir a fenômenos climáticos extremos, passando pelo psicossociólogo que inova ao aplicar o conceito junguiano de sincronicidade à interpretação de fenômenos sociopolíticos-culturais, até o pastor evangélico que teoriza sobre a importância de se conhecer a personalidade de Deus para relacionar-se com Ele. 

 

O leitor também conhecerá uma jovem vegana que descobre possuir uma gêmea onívora, um violonista em afã criativo para a montagem do seu primeiro recital, um sujeito meio esquisito que se transforma em publicitário bissexto e um menino de dez anos idade que vive duas experiências totalmente distintas com meninas de sua escola.

site-bert-capa-af2.jpg